domingo, 27 de março de 2016

Criptografia

Criptografia é um meio de aprimorar a segurança de uma mensagem ou arquivo embaralhando o conteúdo de modo que ele só possa ser lido por quem tenha a chave de criptografia correta para desembaralhá-lo, a troca de informações sigilosas é uma prática antiga, existente há centenas de anos, e que até bem pouco tempo era predominante em meio aos livros e documentos.
A criptografia segue quatro princípios básicos: confidencialidade, autenticação, integridade da informação e não repudiabilidade (ou seja, o remetente não pode negar o envio da informação). 

A primeira técnica utilizava um algoritmo de decodificação, desta forma o receptor só tinha que ter o algoritmo para poder decifrar, mas se caso mais alguém tenha o mesmo algoritmo irar ter acesso aos dados criptografados. Hoje, nas técnicas mais conhecidas há o conceito de chaves, ou então chaves criptográficas, no qual tem um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo que é capaz de codificar e de decodificar as informações. Com o avanço das técnicas de Invasão e interceptação de dados forçou a consequente evolução da criptografia, que adotou codificações de 256, 512 e até 1024 bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário