sábado, 19 de março de 2016

Marcos Históricos da Internet

  • 1997 - Data de registro do domínio por Larry Page e Sergey Brin. Hoje o Google (Alphabet) é a segunda maior empresa dos Estados Unidos e o principal distribuidor da publicidade online. O algoritmo de busca, sujeito a aperfeiçoamento constante, garante a presença da empresa nas vidas e negócios online – além de ser fonte de informação para estratégias internas.


  • 2001 - Cumprindo um acordo estabelecido entre o Governo e os ISP's, em Portugal o acesso à Internet passa a poder ser pago em função do tráfego e não do tempo de utilização. São disponibilizados os "pacotes" de 24h/dia, a cerca de 30 Euros/mês. Surge a Internet de alta velocidade sobre uma linha telefonica normal, o problema fundamental concentra-se, agora, na guerra das velocidades de navegação. Mundialmente os vírus causam 8% das perdas de dados em computadores.


  • 2003 - No início do ano, cerca de 580 milhões de pessoas, em todo o mundo, tem acesso à Internet, existindo 170 milhões de servidores. Um estudo revela que 77% dos americanos que estiveram on-line, usaram a Internet para saber informações sobre a guerra no Iraque. Cerca de 55% das nações (116 milhões de utilizadores adultos) enviaram ou receberam e-mails sobre a guerra no Iraque. Em Portugal, entre 1990 e 2003, o número de utilizadores da Internet cresceu 900 vezes. Na Europa, os países com maior número de internautas, a partir de casa, são a Alemanha, Grã-Bretanha e a Itália.


  • 2005 - Site de compartilhamento de vídeos criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três ex-funcionários do PayPal, foi comprado em 2006 pelo Google.


  • 2006 - O Facebook, fundado em 2004 como rede de relacionamento para universitários, foi aberto ao público geral em 2006. O Twitter, outro produto de Ev Williams, nasceu como forma de compartilhar mensagens curtas (140 caracteres no máximo) publicamente. Ambas as redes sociais dominam o cenário do compartilhamento, cada uma ao seu jeito. No uso corporativo, o Facebook é maior que o Twitter, mas o segundo é o maior vizualizador de conteúdos, ao lado do YouTube, Pinterest e Instagram.


  • 2008 - Criado pelo Google para ser o sistema operacional aberto para smartphones, foi um verdadeiro fracasso no começo e só decolou em 2010, com o surgimento da linha Galaxy S, da Samsung, que produziu aparelhos capazes de enfrentar os iPhones. É hoje o sistema operacional mais utilizado depois do Windows 7, com 11,19% do mercado mundial, segundo o W3Counter.


  • 2014 - O Facebook pagou US$ 19 bilhões pelo Sistema de mensagens móveis criado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo!. O sistema tem a vantagem de operar em todos os sistemas usados pelos celulares hoje – e tem diversos concorrentes, como Viber, Telegram e o sistema de Hangouts, do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário